05 passos para organizar uma fábrica antes de problemas maiores

 

Sem organização, nenhuma fábrica consegue prosperar, isso é fato! Mas será que tem como organizar uma linha de produção que, por diversos motivos, se perdeu na gestão interna? Com a Engenharia de Serviços da CWBem, a resposta é sim!

Com profissionais especializados em processos industriais, gestão de ativos, logística e gestão de colaboradores, a CWBem é capaz de:

  • Identificar erros ocultos e corrigi-los;
  • Melhorar a qualidade dos produtos;
  • Garantir soluções eficazes para problemas persistentes;
  • Aumentar a eficiência dos processos internos.


A Engenharia de Serviços vai te ajudar nesta mudança com cinco passos fundamentais, – mas vale lembrar que existem muitos outros, aqui é apenas o começo:

01. Identificação de áreas problemáticas
Não dá para arrumar uma fábrica sem começar a implementar um plano de organização, que só é possível com análises de profissionais externos, livre de qualquer influência viciada e com dados reais da operação. Parece complicado, mas basicamente consiste em adotar Engenharia de Serviços para identificar problemas em áreas consideradas mais problemáticas da fábrica.

Problemas de fluxo de trabalho Simples falta de comunicação Quem sabe, excesso de burocracia ou falta de gestão no armazenamento de materiais? Pequenos problemas causam grandes consequências mais adiante, lembre-se disso.

02.  Plano de ação
Ok, já temos identificadas diversas áreas problemáticas, então é o momento de criar este plano de ação. A ideia é solucionar de vez para acabar com a desorganização da fábrica, portanto quanto mais específico for este plano, mais realistas serão as soluções. Tem conexão com metas, com cronogramas para implementação de possíveis soluções e até acompanhamento nos primeiros meses para garantir a aplicação correta.

Quais são as melhores práticas do mercado que servem para a sua empresa? É nesta etapa que a Engenharia de Serviços vai descobrir!

03. Padronização e Organização de Processos
É verdade que a desorganização acontece pela falta de padronização? Sim, e muito! Sem processos bem estabelecidos, as chances de erros, retrabalho e atrasos são absurdamente problemáticas. Que tal padronizar os processos de procedimentos operacionais padrão (POP) para as mais diversas atividades no processo produtivo? Quanto mais claro e fácil de entender, melhor.

Ah, e a Engenharia de Serviços pode ainda propor que os colaboradores funcionários sejam treinados para seguir exatamente essas POPs. Afinal, objetivo é garantir a eficácia na linha de produção, não é mesmo?

04. Organização do Espaço de Trabalho
Desorganização no layout? Certeza de confusão na produção!  Se sua fábrica está um caos, pode apostar que o espaço de trabalho mais desenhado está contribuindo – e muito – para a baixa produtividade.

É o momento de criar espaços de trabalho organizados, seguindo uma ordem lógica e mais alinhada com os melhores padrões. Cada detalhe, cada item e cada colaborador precisam estar em seus devidos espaços e estes locais não podem ser uma desordem. Já ouviu falar do 5 S na empresa? Esta pode ser uma solução sugerida pela Engenharia de Serviços, mas vai depender da análise completa.

05. Desenvolver Processos Simplificados
Processos complexos facilmente podem causar confusão e desorganização. É possível simplificar cada etapa, eliminando o que é desnecessário na produção, que precisa ser eficiente. Quanto mais simples, as chances de reduzir erros e atrasos aumentam. Junto com os processos estabelecidos há a necessidade de criação da cultura nos colaboradores para que estes não deixem de seguir o roteiro com a vinda da rotina.

Organizar uma fábrica, uma linha de produção pode ser um desafio e tanto, mas com a metodologia exclusiva CWBem na Engenharia de Serviços esse problema deixa de existir.