A terceirização de serviços é uma prática que está se tornando comum em empresas de todos os portes pela série de benefícios que a solução emplaca, como redução de custos e aumento da eficiência para que a empresa mantenha foco no core business. No entanto, a terceirização traz alguns desafios à própria cultura da empresa de controle absoluto, algo que pode impactar no resultado.
Para Renato Pádua, Gerente Comercial da CWBem, o primeiro passo é escolher empresa terceirizada com experiência, perícia em soluções e capacidade de entrega:
“Quando uma empresa terceiriza um serviço está cedendo parte do seu nível de controle. Por exemplo, a terceirizada pode ter sido contratada para gerenciar o estoque que deixa de ser responsabilidade da empresa contratante. Neste processo de mudança, a falta de comunicação sobre quem faz o que pode ser um problema”.
Para o especialista, a chave do sucesso nessa virada é manter a comunicação clara e constante com a empresa contratante para evitar mal-entendidos, atrasos e problemas de qualidade da entrega. Se não há esta confiança, muitos problemas, como a falta de controle na produção, podem surgir.
Desde o começo, o processo precisa ser bem definido para não gerar dúvidas sobre o que é gerenciado pela empresa e o que está sob responsabilidade da terceirizada – claro, com todos os agentes envolvidos trabalhando em harmonia.
Integração perfeita
Renato explica que é importante integrar a empresa terceirizada à cultura e aos processos da empresa para garantir que o serviço seja entregue de forma consistente, seguindo os padrões da empresa.
“Esta integração precisa de planejamento cuidadoso. Esta etapa ajuda na identificação de riscos e garante que o projeto seja bem-sucedido. Quanto mais detalhado estiver a integração, mais rápidos serão os resultados”.
Terceirização é contratação de confiança
Empresas que possuem capital humano limitado, que desejam reduzir custos ou que estão em expansão procuram terceirizar justamente por buscarem rápida mobilização de mão de obra técnica, que, de outra maneira, levaria muito tempo para ser adquirido. Ao mesmo tempo, economiza tempo e recursos pela agilidade nos processos:
“Terceirizar processos é ganhar mais tempo para decisões estratégicas. Desde o começo, a confiança deve ser a chave, com todos os agentes envolvidos conhecendo bem onde cada peça se encaixa nos processos internos” finaliza Pádua.
como terceirizar, cwbem, empresa, empresa terceirizar, empresas, estoque, estoque de empresa, estoque terceirizado, fábrica, fábricas, gerenciamento de estoque, gestão de estoque, Giro de estoque, logística, logística terceirizada, negócios, profissionais especializados terceirizados, reduzam os custos, serviços de backoffice, serviços de devolução, serviços terceirizados, Setores de logística, setores operacionais, sistemas de ERP, soluções logísticas, soluções terceirizar, suporte pós-venda, suporte técnico, terceirização, terceirização da logística, terceirização de empregos, terceirizados, terceirizar, terceirizar o estoque, TERCEIRIZAR TRABALHO, Times de RH, TRABALHO TERCEIRIZADO, trabalhos internos, trabalhos que podem ser terceirizados, vantagens do backoffice, vantagens do sistema backoffice na gestão da empresa, terceirização, terceirização da logística, terceirização de logística, terceirização logística, Terceirização melhora logística, terceirizada, terceirizar, terceirizar logística, terceirizar o estoque, Times de RH, tipos de logística reversa, tipos de logística reversa no Brasil, TRABALHO TERCEIRIZADO, trabalhos internos, trabalhos que podem ser terceirizados, transportar embalagens, transportar embalagens vazias, transporte, transporte de entrada e saída de material, vantagens do backoffice, vantagens do sistema backoffice na gestão da empresa, vendas, vendas online, vendas pelo e-commerce, vendas usando logística