Cada vez mais adaptadas as melhores práticas das indústrias europeias e americanas de alta performance, a indústria brasileira tem buscado soluções que não só auxiliem na produtividade, mas também trabalhe com a imagem para o público externo.
Já falamos algumas vezes aqui nesse blog sobre Engenharia de Serviços e como encontra soluções personalizadas para diversos problemas internos, de linha de produção, etc. O que talvez você ainda não saiba é que entre o cardápio de soluções que a EdS apresenta está a “Descaracterização de Produtos”.
Algo sério que atinge diretamente a percepção do consumidor com relação à marca, seu posicionamento com práticas ambientais e também influencia questões econômicas.
Mas ante de seguir, vamos entender o conceito.
O que é a descaracterização de produtos?
É voltada para inutilizar produtos de maneira irreversível, é indispensável para empresas que priorizam sua reputação e a segurança de seus consumidores. A descaracterização de produtos é especialmente relevante para itens que, por algum motivo, não podem mais ser comercializados.
Pode envolver produtos com defeitos de fabricação, vencidos ou mesmo recolhidos por questões de qualidade. Esse processo é um pilar da logística reversa e reflete o compromisso de uma empresa com práticas empresariais éticas e responsáveis.
Quando falamos sobre a descaracterização de produtos, estamos falando em o tirar de circulação com a maior brevidade possível. Um exemplo claro é o lixo. Imagine o seguinte cenário:
Uma reportagem sobre os resíduos sólidos no popular “lixão” filma todo aquele problema e em primeiro plano aparece o quê? A marca da indústria. Em uma leitura final, ela passa a estar associada a algo extremamente ruim para a natureza.
No universo industrial, a descaracterização de produtos tem se destacado como um processo essencial para proteger marcas, cumprir normas legais e promover a sustentabilidade. Essa Como Funciona o Processo de Descaracterização?
Tá, e quais são as etapas da descaracterização de produtos?
Cada parte desse processo é feito para proteger tanto a empresa quanto o consumidor final, e, claro, o meio ambiente. Uma empresa que pensa em sua responsabilidade pós-venda, certamente tem outra percepção do público consumidor.
Ok, chegamos até aqui e agora vamos descobrir, afinal de contas, quais são os benefícios da descaracterização de produtos
A CWBem tem uma exclusiva solução baseada em Engenharia de Serviços Personalizada. Ou seja, não trabalhamos com pacotes fechados, primeiro entendemos cada ponto do negócio e a partir de uma análise minuciosa propomos soluções.
Para fechar, lembre-se que:
A descaracterização de produtos é uma solução indispensável para indústrias que desejam proteger sua marca, cumprir a legislação e adotar práticas ambientalmente responsáveis. Com a CWBem sua indústria garante a segurança do consumidor, reduz prejuízos financeiros e fortalece sua imagem como líder em práticas éticas.
Até o próximo post!