Com as vendas online e a retomada da produção das fábricas, ficou claro que nem mesmo a pandemia freou a produção industrial – pelo contrário, o setor mantém boas perspectivas para os próximos anos. Por isso é importante que as empresas olhem com mais atenção para um braço da logística que impacta nos gastos: as embalagens.
O crescimento de vendas online, proporcionado principalmente pela pandemia do novo coronavírus, trouxe um problema quase inédito para a indústria: a escassez de embalagens. Com essa premissa, o reaproveitamento de embalagens passou a ser uma estratégia sensível para a indústria.
“Deixar as embalagens nas mãos de profissionais libera a empresa para cuidar apenas do seu core business e as empresas podem se beneficiar deste segmento sem afetar seus negócios” explica Renato Pádua, Executivo de Contas da CWBem,
Logística reversa
A separação e recuperação de embalagens nos seus mais diversos formatos nos processos produtivos dos clientes é uma estratégia que traz muita economia. O trabalho precisa ser feito através de projetos especiais: “Estamos falando de logística reversa para qualquer segmento, tudo pensado de acordo com a realidade de cada empresa.” explica Renato.
Vale lembrar que projetos de logística reversa reduzem os impactos ambientais e melhoram a saúde econômica da empresa na questão de embalagens além de impactar positivamente na imagem da própria companhia.
Terceirização no manuseio
Fazer parcerias com empresas que cuidam da embalagem e do manuseio é outra forma de economizar energia e força de trabalho. Neste caso, ao contratar uma empresa especializada, as empresas já podem se beneficiar da expertise de profissionais para melhorar seus fluxos logísticos:
“Pode ser que uma fábrica de enlatados tenha uma operação logística forte e organizada, mas ter especialistas cuidando dos atributos das embalagens traz mais segurança na execução, economiza tempo e dinheiro além de reduzir o risco de erros humanos” aponta Renato.
Manuseio de kits
Muito em moda, até mesmo para criar promoções de marketing, a terceirização no de manuseio e montagem de kits reduz custos. É uma parceria de ponta a ponta envolvendo a embalagem propriamente dita, a rotulagem, a montagem e o armazenamento:
“Há um ciclo de vida do produto que precisa ser respeitado. Esses kits são criados pensando exatamente nessas características, o que é ideal para fabricantes que não querem se preocupar em criar um setor apenas para estas criações. Ter esta parceria é vital para qualquer estratégia de marketing, reduzindo o custo real por unidade produzida, melhorando a competitividade no mercado” completa Renato.