As vendas online deram um up para a montagem de kits. Os kits são uma combinação de produtos em uma caixa diferenciada ou embalagem especial e ganharam muita exposição durante a pandemia, quando as vendas online dispararam devido ao isolamento social. Quantas vezes apareciam conjuntos de presentes promocionais de cosméticos para venda em pop-ups, caixas de assinatura de vinhos ou cervejas e kits de primeiros socorros ou de exames médicos?
As vendas onlines ajudaram a popularizar os kits e quem estava preparado conseguiu vender bem, como explica Renato Pádua, Gerente Comercial da CWBem:
“O comércio eletrônico geralmente pode ser um processo estressante e complexo para o comércio online, ainda mais para kits, que se tornaram um novo produto. A logística é bem diferente da venda unitária, a começar pela engenharia do processo de montagem”
Como a empresa deve se preparar?
O kitting é o processo de combinação de dois ou mais produtos em uma única unidade de venda: “Ao invés de vender produtos peça por peça, uma loja online pode agrupar itens semelhantes e vender como ofertas especiais ou fazer promoções. O objetivo da criação de kits é ter um conjunto pronto para envio assim que o cliente fizer um pedido, de maneira mais ágil.”
Processo de montagem de kit sem medo
A montagem pode acontecer sem problemas desde que exista um projeto desenhado especialmente para esta finalidade. Uma vez montado, o kit está pronto para ser enviado, portanto, há menos trabalho quando o cliente fizer um pedido. Os serviços de kitting e montagem precisam ser realizados em estações de trabalho dedicadas exclusivamente para esta finalidade justamente para aumentar a eficiência e agilizar o processo de atendimento.
Quais são os benefícios?
Dentre as principais vantagens para marcas, o kit de produtos online aumentam exposição à medida que os produtos chegam facilmente ao carrinho de compras do seu cliente quando são agrupados. Os kit também trazem ofertas de valor razoável com seleção simplificada de produtos e preços com desconto – e economia é uma das motivações para quem compra pela internet.