Muito se fala da Engenharia de Serviços na linha de produção, mas ela pode ser eficiente também para detectar riscos e identificar oportunidades externas via análises específicas.
Estamos falando em analisar todos os setores de uma indústria, incluindo sua estrutura competitiva, posicionamento no mercado e outros detalhes que, muitas vezes, não são devidamente considerados internamente.
A CWBem explora essas análises na Engenharia de Serviços.
Tudo que envolve produtos ou serviços, e produtos concorrentes que podem ser substitutos, faz parte de uma indústria. Refrigerantes, celulares e sapatos são bons exemplos. Já os segmentos de mercado envolvem diferentes grupos de consumidores dentro de um mesmo mercado.
Por exemplo? Todas as características individuais relacionadas a fatores geográficos, culturais e comportamentais, incluindo demandas especiais ou sazonais, formam um segmento. Um exemplo é o Natal, que envolve diversos produtos competindo pela atenção dos mesmos consumidores em uma data específica.
A Engenharia de Serviços melhora a cadeia de suprimentos?
Sim, desde que a empresa analise sua cadeia de suprimentos. A conversão de matérias-primas em produtos acabados pode apresentar problemas, assim como etapas logísticas.
A cadeia de suprimentos de uma televisão envolve vidro, lítio e alumínio de diversos fornecedores. As matérias-primas são transformadas em aparelhos de ponta, desejados no mercado e vendidos todos os anos em lojas de varejo. Agora, imagine se um desses detalhes falha ou se torna ineficiente? O efeito dominó seria inevitável.
A Engenharia de Serviços analisa todos os pontos sensíveis dessas etapas, garantindo que seu projeto não falhe quando mais precisar.
Os grupos estratégicos em um setor podem ser identificados por diversos fatores, como:
Um grupo estratégico existe quando o desempenho de uma empresa dentro de um setor é influenciado pelas características do grupo, pela empresa controladora e pelas características do setor. Os clientes costumam ver os produtos de empresas do mesmo grupo estratégico como substitutos diretos.
Grupos estratégicos diferentes podem enfrentar relações distintas com as forças competitivas. Assim, cada grupo pode encontrar um conjunto particular de oportunidades e ameaças.
O primeiro passo da Engenharia de Serviços é identificar grupos estratégicos para reconhecer empresas mais competitivas e detectar barreiras que dificultam o reposicionamento entre diferentes grupos estratégicos.
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