Como a humanidade se desenvolveu ao longo da história? Com erros e acertos, faz parte da nossa trajetória. Mas, após tantos séculos, será que não há como reduzir esses erros em uma fábrica mudando processos? Será que precisamos esperar que um equívoco, um engano qualquer, transforme-se em uma situação maior para, só então, procurar a solução? Acredite, é possível acabar com erros em processos viciados que se escondem – e vamos combinar que hoje as fábricas produzem muito mais do que há 200 anos.
Porém, com o aumento da manufatura, o volume de erros não deve acompanhar esse crescimento na produção – não com a Engenharia de Serviços da CWBem!
Que tal eliminar o “ops, foi mal” antes que cada erro se transforme em uma pilha de produtos esperando avançar na linha de produção?
Sim, a Engenharia de Serviços não trata apenas de modificar estruturas, mas de melhorar processos para que erros humanos ocorram cada vez menos! Descobrindo o motivo do erro humano Grande parte dos erros humanos em uma indústria está diretamente vinculada a falhas de comunicação. Veja bem, não é só isso, mas muitos casos têm essa raiz. Estamos falando de falhas para seguir procedimentos, falta de confiança em ações simples, como um protocolo de limpeza que não é seguido à risca antes de ligar as máquinas cedo.
A solução seria punir quem comete o erro ou, pior ainda, culpar equipes inteiras que perpetuam erros por anos? Não, isso não resolve o problema.
O correto, talvez, seja retrabalhar todo o processo para evitar que esses erros ocorram novamente. Pode ser uma palestra específica ou um plano que mude a operação com novas diretrizes para os colaboradores. Cada situação é única, e a Engenharia de Serviços é essencial para descobrir onde está o ponto fora da curva. Multar quem executa um erro sem saber que está atuando mal não ajuda em nada. Treinamentos certeiros e adequados Treinar colaboradores é essencial, principalmente para que eles saibam como executar e concluir suas atividades.
Mas, mais do que isso, eles precisam ter pleno conhecimento de que seu trabalho é importante e relevante. Pense assim: se cada pessoa souber o seu papel e como seu trabalho impacta toda a empresa, saberá melhor de suas responsabilidades. Se este for o problema, a Engenharia de Serviços identificará como garantir que todos entendam suas responsabilidades e percebam que seus erros têm consequências para todo o processo interno. Quanto mais entenderem como seu trabalho melhora o do colega (e vice-versa), menores serão as chances de erros.
Se não há como realizar esses treinamentos?
Se erros humanos precisam de treinamentos para serem liquidados, mas o gestor insiste que não há tempo para treinamentos, é hora de contratar a Engenharia de Serviços. Sempre há como fazer. Criar e-learning, palestras online em etapas ou mesclar atividades online com a experiência presencial – que é vital para qualquer colaborador. Dependendo do objetivo, isso funciona muito bem, especialmente quando todos os colaboradores entendem melhor suas tarefas e posições. A melhor sacada para que essa solução funcione é estruturar o treinamento, mesclando modelos e entregando aprendizado na medida certa.
No médio prazo, a fábrica terá um protocolo para que futuras gerações de colaboradores já cheguem com o treinamento adequado. E o melhor: tudo pode ser estruturado em módulos e atualizado conforme novas situações surjam. Comunicação clara e simplificada Não há tempo para analisar mensagens truncadas, confusas e cheias de ruídos. Isso é um prato cheio para erros humanos. Se a comunicação for o problema, será difícil simplificá-la sem ajuda externa.
A Engenharia de Serviços descobre onde estão os ruídos de comunicação – um passo crucial para prevenir erros. Comunicação clara. Feedback corretivo quando necessário. Meios para mensagens claras chegarem a cada colaborador. Criar um ambiente onde os colaboradores se sintam confortáveis para tirar dúvidas.
Promover diálogos fluidos entre colegas e superiores diretos.
Já pensou como isso ajudaria, por exemplo, quando objetivos entre equipes de diferentes turnos precisam ser discutidos para um consenso?
Chega de ruídos que causam erros humanos. Novos padrões de qualidade com protocolos Com tudo isso, a Engenharia de Serviços cria um conjunto definido de padrões claros para garantir menos erros dos colaboradores. Após analisar toda a empresa, a CWBem ajuda a criar um padrão de alta qualidade para que os colaboradores trabalhem sem medo de errar.
O gestor receberá exatamente o que foi combinado, e a equipe saberá como cada processo funciona. Detalhes do produto. Etapas claras de produção. Explicação das responsabilidades individuais e coletivas. Definição de treinamentos contínuos. Padrões objetivos e mensuráveis.
Chega de erros humanos: a solução para seguir no caminho certo é com a Engenharia de Serviços da CWBem.