A fábrica de bolachas Passarinho fez Engenharia de Serviços e descobriu que precisava abandonar sabores complicados de serem produzidos, como o açaí, que é caro para chegar até a linha de produção e não tinha aderência na sua região. O problema era a variedade de produtos.
Já a fábrica de bolachas Pedregulho também precisa melhorar suas vendas. Então, a solução será a mesma? Não.
Por exemplo, mudar um sabor pelo custo não faria sentido, pois a Pedregulho faz apenas dois sabores, chocolate e baunilha, ambos muito bem aceitos. A solução para aumentar suas vendas pode ser, após análise da Engenharia de Serviços, acrescentar um novo sabor ao seu portfólio.
Percebe que o problema é o mesmo (aumentar as vendas), mas a realidade das duas indústrias é diferente? Por isso, a solução precisa entender o problema, a realidade e criar uma abordagem personalizada.
A Engenharia de Serviços reconhece o que cada fábrica produz, identifica os erros individualmente. Aumentar vendas pode significar ampliar o portfólio ou reduzir produtos, dependendo do caso.
A Engenharia de Serviços é o maior projeto de melhoria de processos internos industriais que qualquer fábrica pode escolher, por uma única razão: a solução vai direto à raiz do problema.
A CWBem vai mostrar como a Engenharia de Serviços identifica as fontes de problemas e gargalos em processos industriais, com a atuação da nossa equipe de especialistas.
Já tentou identificar um problema na sua própria empresa? É complicado, e o resultado nunca será o melhor por uma simples razão: quem está envolvido em um negócio não percebe o que está errado.
A Engenharia de Serviços é executada por profissionais que não estão na operação; e essa é a vantagem. Quem está fora da operação, mas é chamado para analisar, tem algumas vantagens:
Essa análise vai revelar muitas coisas:
Pronto. Com a análise de erros e pontos a serem melhorados — que estão escondidos na rotina da fábrica — podemos seguir com o processo de melhoria através de consultoria e projetos personalizados.
Sim, precisa ser personalizado. Não é como comprar uma camisa, cujo maior problema é encontrar a cor e o tamanho certo. As empresas têm seus problemas que, quando revelados, nenhuma solução “pré-aprovada” conseguirá resolver.
A consultoria vai criar a solução. Como? Entendendo como esses erros atrapalham a produção industrial.
Talvez a indústria precise de normas internas diferentes para garantir que detalhes não passem despercebidos pelos gestores: Como está o nível de segurança na produção?
A Engenharia de Serviços também oferece um olhar para padrões de comportamento laboral, com foco, possivelmente — dependendo de cada empresa —, em normas regulatórias e padrões internos.
A Engenharia de Serviços abrange muitos detalhes, com objetivos claros de:
Através de várias soluções que são criadas e unidas em um projeto que elimina o problema diretamente na raiz, como:
Com tudo revisado, estudado e analisado nos mínimos detalhes, a Engenharia de Serviços segue para as próximas etapas:
Através do mapeamento dos problemas, que funciona muito bem quando feito com a visão de profissionais externos. Essa é a única forma de entender como uma empresa realmente funciona, partindo dos problemas que, muitas vezes, estão escondidos.
Pode ser falha humana, falha de equipamentos, erro na quantidade ou processo produtivo inadequado: o problema está oculto e a Engenharia de Processos vai descobrir.
A solução acontece quando tudo é analisado na raiz do problema. Não adianta tentar resolver um problema que a própria empresa não percebe, no esquema de “apagar incêndios” de forma emergencial para ver se vai dar certo.
Permita que a CWBem descubra a causa dos problemas e entregue a solução definitiva. Problemas se cortam na raiz.