A logística possui etapas com diversas funções focadas tanto em matérias-prima para a produção industrial quanto para a entrega de produtos que estão finalizados e prontos para serem encaminhados aos pontos de vendas, distribuidores e consumidores. A logística é essencial para todas as atividades econômicas, por este motivo o centro logístico está diretamente relacionado aos serviços operacionais mais essenciais para qualquer negócio.
A CWBem, especialista em soluções logísticas e terceirização de serviços em centros de distribuição, vai explicar tudo o que o seu negócio precisa saber sobre logística para aumentar suas vendas!
Qual a importância do centro logístico organizado?
Este setor da empresa é responsável por todos os procedimentos logísticos, envolvendo gestão de colaboradores, metodologias de mercado e sistemas de transporte.
O centro de logística pode ser administrado por empresa terceirizada para obter benefícios de sinergia entre equipes e profissionais especializados. Esta gestão do centro logístico precisa ser muito organizada para atender todas as demandas que incluem prestadores de serviços, contatos comerciais, pontos de vendas e plantas de produção.
Detalhes como intermodalidade de transporte precisam estar contempladas com plano de centro de distribuição logístico, contemplando ligações entre transporte de longas distâncias com a coleta e distribuição local. Para funcionar harmonicamente, a logística pode contemplar transporte nos mais diferentes meios de locomoção para garantir que mercadorias sejam transportadas com segurança, e sem atrasos e no destino correto – sem afetar o custo competitivo que impacta no preço ao consumidor.
Todos os serviços logísticos precisam ser estudados e aplicados da melhor maneira possível com as opções mais viáveis de transporte e armazenamento. Quando há uma solução logística terceirizada, além de eliminar prejuízos por atrasos ou perda de produtos, o valor economizado pode ser investido em outros setores. Os custos impactam diretamente no investimento em marketing e nas embalagens de mercadorias.
Quantos modelos de centros logísticos existem no mercado?
Centro de distribuição
O centro de distribuição tem como finalidade armazenar e administrar o estoque, cuidando da classificação das mercadorias por região, tipo de produto, prazo de entrega e outros detalhes que sejam relevantes para a entrega. No centro de distribuição, estas mercadorias seguem seu destino que são lojas de departamentos, supermercados e demais pontos de vendas e, em muitos casos, até o consumidor final.
Centros de distribuição logísticos organizados estão preparados para ações com o devido tratamento da informação de cada mercadoria (qual embalagem está sendo utilizada e como deve ser a sua distribuição correta), o envio de mercadorias (qual o endereço correto, quem deve receber e demais informações sobre o destino) e a correta aplicação da embalagem e seus rótulos.
Centro de transferência
O centro de transferência tem uma função intermediária, porém importante: cuidar da classificação dos produtos e mercadorias para despachá-las imediatamente até seu próximo destino, sem armazenamento (que é função do centro de distribuição). Tão logo uma carga ou mercadoria é recebida no centro de transferência, a origem e o próximo destino são classificados antes que tudo seja imediatamente embarcado com rapidez, evitando atrasos na entrega.
Centro de processamento logística
O centro de distribuição é um espaço físico onde as mercadorias que saem da fábrica permanecem armazenadas em uma cidade estratégica até serem transportadas para os pontos de venda ou consumidor final. Garante mais agilidade nas entregas pela concentração de produtos mais próximos dos clientes enquanto os pedidos são despachados conforme as demandas de compra.
É válido frisar que um centro de distribuição pode ser tanto de uma empresa que deseja concentrar seus produtos e gerenciar melhor seu estoque, quanto de uma transportadora de grande porte que armazena os produtos de diversos clientes.
Os centros de processamentos são grandes galpões em terrenos extensos o suficiente para armazenar o volume completo de mercadorias. A gestão desses espaços precisa dar conta do volume de veículos que chegam no pátio diariamente e essa movimentação pode acontecer nas 24 horas.
Características que destacam os centros logísticos mais competitivos no mercado
O centro logístico é uma evolução na gestão das empresas que nasceu da necessidade de entrega com qualidade, rapidez e sem equívocos ou atrasos. O conceito é que a empresa tenha uma logística com gestão organizada e distribuição controlada durante toda a cadeia de abastecimento – do que entra até o que é entregue.
Esta infraestrutura operacional depende da qualidade dos processos internos e da eficiência de colaboradores e gestores. Com as vendas online em alta desde que a pandemia mostrou que existe este caminho para comercialização, por exemplo, não há margem para processos lentos que caracterizam uma logística ruim.
Funções vitais dos centros logísticos
01 – Armazenamento dos pedidos: o coração da operação precisa ser capaz de guardar os produtos até o despacho final, garantindo a chegada ao destino.
02 – Transporte: o que precisa ser entregue não pode atrasar, por isso a entrega dos produtos aos pontos de vendas, varejistas e consumidores deve ser gerido com tecnologia e eficiência
03 – Embalagem: os produtos não podem sair para entrega sem o cuidado da embalagem. Os veículos transportam vários produtos que podem, pela movimentação interna ou da estrada, se chocarem e quebrar. Este setor é responsável pela proteção de todos os produtos por possíveis danos nesta movimentação.
04 – Processamento de distribuição: para onde vai cada lote? Qual o destino de um pedido online que chegou ao centro logístico? O processamento destas informações serve para controlar todas as mercadorias que estão aguardando distribuição.
05 – Setor de descarga: o despacho precisa ser confiável e essa etapa de controle da entrada e saída de produtos precisa de classificação, controle de qualidade e precisão total no gerenciamento das informações.
06 – Gestão profissional: todos os detalhes citados precisam estar no mesmo ritmo, por isso os centros logísticos que se destacam adotam gestão profissional de tempo, com mão de obra especializada e estrutura totalmente adaptada para o volume de pedidos.
Centro logístico e armazém logístico: qual a diferença?
Apesar dos nomes parecidos, existe uma diferença bem definida entre centro logístico e armazém logístico justamente nas tarefas executadas.
01 – O centro logístico tem ações complexas envolvidas que vão além da armazenagem e gestão de estoque. Estes centros logísticos têm funções vitais em toda cadeia, incluindo a própria distribuição, o transporte e a gestão de outros detalhes
02 – O armazém logístico não é responsável por ações consideradas mais complexas na logística. Suas funções são mais simples, praticamente de armazenamento, diferente do centro logístico que opera com maior complexidade.
O que em um centro logístico precisa para se destacar?
O volume de empresas que possuem ou terceirizam centros logísticos é tão grande que para conseguir se destacar, muito adotam medidas que melhoram a infraestrutura para receber e distribuir mercadorias.
Melhorar o espaço físico das operações contribui na precisão de tempo na gestão do tráfego de veículos – que trazem e levam mercadorias constantemente. As empresas logísticas precisam de soluções que acompanhem a evolução destes espaços. A gestão precisa prever com extrema precisão a movimentação de cargas inteiras, captando todas as informações do que chega e parte das docas.
O transporte de volumes gigantescos, quantidades de rotinas ou um pedido solitário precisa ser tratado com a mesma relevância, independente de quem realizou a solicitação.
Vão se destacar os centros logísticos que conseguem gerir não apenas o volume de pedidos, mas também o fluxo de dinheiro, informações de pedidos e quaisquer informações técnicas dos pedidos e estas soluções passam pela gestão, pela eficiência dos operadores e pela tecnologia aplicada.
Indústrias, lojas, pontos de vendas, transportadoras, terceirizados e colaboradores envolvidos na operação precisam ser administrados em uma única central.
Lembrando que na conexão modal na logística, a atenção em detalhes como conexão entre meios de transporte locais, regionais, nacionais e internacionais é o que faz uma cadeia logística funcionar harmonicamente – e é exatamente o centro logístico o setor responsável para que estes detalhes estejam em sintonia.
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O que é logística 4.0?
A Indústria 4.0 melhorou muito com sistemas tecnológicos de automação e digitalização que é refletido diretamente na logística 4.0, que acompanhou a evolução do mercado logístico.
Um centro logístico 4.0 possui os mesmos componentes de um centro logístico convencional como:
– Escritório próprio para gestão e controle
– Espaço físico para receber, armazenar e distribuir as mercadorias
– Departamentos para embalagens docas para carregar e descarregar produtos
O diferencial de um centro logístico 4.0 está justamente em seus processos que contam com apoio 100% conectado com tecnologias de última geração que permitem operações logísticas com alto desempenho, incluindo redução de custos quando comparados com ações logísticas mais tradicionais.
Neste processo são aproveitados fluxos de informações em tempo real como análise de dados, controle mais inteligente de maquinários e integração com outros setores utilizando tecnologia de monitoramento e rastreamento.
Com automação do processo com tecnologia, treinamento de equipes e até mesmo soluções terceirizadas, os novos centros de distribuição conseguem criar processos que vencem desafios que um centro logístico tradicional teria mais dificuldade:
– Redução de margens de erro humano (muitas vezes chegando à zero) melhorando a gestão logística de toda a empresa com melhora nas vendas.
– Fim de situações de cansaço e ociosidade de operadores e colaboradores, melhorando a produtividade
– Elimina níveis de produção lentos, geralmente por tarefas manuais que podem ser otimizadas.
Na logística 4.0, a execução de diversos processos com níveis de precisão e agilidade nunca trabalhados até então multiplica o número de tarefas logísticas realizadas em paralelo, sem atrasar as entregas. A gestão inteligente permite realocação de colaboradores para atividades consideradas mais estratégicas e especializadas,deixando funções repetitivas ou mais difíceis sob a responsabilidade da tecnologia e automação. O resultado é menos recursos e tempo para completar os diversos ciclos de picking.
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O que é logística reversa?
Nesta modalidade chamada logística reversa, a cadeia de suprimentos tem um papel inverso da logística tradicional. Ao invés de levar o produto da origem até o cliente final, aqui é a mercadoria que vem do cliente final ou ponto de venda até seu ponto de origem, o centro de distribuição. Existem, basicamente, dois modelos de logística reversa na indústria:
Logística reversa ambiental: criação de canais adequados pensando na coleta seletiva dos resíduos de qualquer atividade produtiva ou de consumo.
Logística reversa para devoluções: o fluxo de devoluções de produtos posteriormente devolvidos entram neste quesito, muito usado quando há produtos com defeitos ou data de validade vencida.
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Modelos de logística reversa
01 – Logística reversa de resíduo para reciclagem de itens descartados que podem ser reciclados e reaproveitados como matéria-prima.
02 – Logística reversa para retorno que engloba fases pelas quais o produto retorna ao seu local de origem.
As embalagens de papelão são exemplos perfeitos dessa modalidade logística, pois muitas empresas conseguem economizar altos valores ao reaproveitar embalagens de papelão que seriam descartadas tão logo as mercadorias são entregues no ponto de vendas.
Soluções de logística reversa terceirizada contemplam que indústrias recolhem embalagens em supermercados tão logo a mercadoria seja descarregada, evitando o desperdício quase que imediatamente.
É possível criar projetos para estas embalagens, mas é necessário analisar qual será a logística reversa utilizada. Um projeto sério precisa contemplar o impacto ambiental e a degradação deste material utilizado em larga escala para o transporte e como será o reaproveitamento de cada embalagem.
O processo é responsável pela:
– recuperação e reciclagem de recipientes e embalagens
– a gestão das devoluções de compras de clientes e
– processos de devolução de estoque cujo objetivo seja o reaproveitamento de certos resíduos que uma atividade de produção originou
A gestão da logística reversa tem como foco a economia da empresa e preocupação com detalhes conectados com a ecologia. O desperdício, além de ser péssimo para o meio ambiente, resulta em prejuízo nas contas de qualquer negócio – uma empresa pode até mesmo gerar renda com a reciclagem de embalagens.
Uma alternativa é instalar Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), espaços onde o próprio consumidor possa entregar a embalagem após o uso e assim encaminhar para a reciclagem.
Agora que você já sabe tudo sobre logística, é o momento de encontrar soluções profissionais com a CWBem para não atrasar nenhum pedido!