Imagine o desafio de uma equipe de RH para conseguir contratar uma equipe de última hora e com certo grau de experiência e expertise. A urgência em encontrar mão de obra qualificada aumenta quando a equipe anterior não está mais em ação, forçando uma substituição a toque de caixa.
O departamento de RH precisa determinar quais são os cargos que precisam ser preenchidos, abrir a vaga no sistema, divulgar, selecionar os candidatos e entrevistar para, finalmente, contratar – torcendo para que os candidatos tenham conhecimentos especializados de fato, o que a empresa realmente precisa.
“Não é nada fácil o trabalho do RH para encontrar no mercado gente especializada em determinadas áreas. Com o tempo muitas vezes apertado, a procura é quase um garimpo. As parcerias criadas pela terceirização visam solucionar esta questão de como as empresas podem preencher suas fileiras com profissionais capacitados, claro, mantendo a tranquilidade de que este colaborador é a pessoa certa para a função” explica Renato Pádua, Gerente Comercial da CWBem.
As empresas que adotam a terceirização o fazem por ser uma contratação muito mais atraente e eficiente, seja para aumentar seus quadros com quem vai fazer o trabalho correto, quanto para reter talentos com excelência profissional:
“Há casos de empresas que exigem mão de obra especializada em pouco tempo. A terceirização permite o acesso a profissionais experientes, que chegam para trabalhar. A busca pelo terceirizado é um trabalho especializado que vai privilegiar a performance”.
A seleção especializada melhora a qualidade geral dos serviços prestados e traz mais assertividade nos negócios, que não precisam esperar a contratação e a consequente adaptação destes profissionais:
“Dependendo da situação e do momento, a terceirização pode ser utilizada para atrair profissionais que geram economia nos custos com pessoal, principalmente quando o perfil da vaga é para candidatos multitarefas. A solução pode surpreender e conseguir candidatos de fácil adaptação com os membros da equipe, principalmente em empresas que são flexíveis e confiam no trabalho de recrutamento e seleção realizado por profissionais” conclui Pádua.