Terceirização de serviços para empresas e indústrias

 

Desde que a Lei da Terceirização de Serviços começou a valer no Brasil, o mercado se transformou com a abertura da terceirização irrestrita possibilitando a contratação de funcionários terceirizados para a realização de diversas funções, incluindo atividades-fim.

Além disso, as empresas que optaram pela terceirização estão adotando um serviço de recursos humanos que prioriza o bom funcionamento dos negócios, com soluções nos mais diversos processos administrativos e internos em áreas internas como funções administrativas, financeiras ou em equipes inteiras de backoffice.

O que é terceirização de serviços? Conheça com a CWBem todos os detalhes para que a experiência da empresa com a terceirização seja a melhor possível!

O que é terceirização?
É a contratação de uma empresa para a realização de serviços específicos que fazem parte do processo produtivo da empresa contratante. Na prática, a empresa prestadora contratada fará a intermediação do serviço com os trabalhadores contratados – além de ser a responsável pelas relações trabalhistas com estes colaboradores, e não a contratante.

A terceirização prevê que a empresa contratada realize os serviços utilizando sua expertise, organização, autonomia técnica para recrutamento e atenção aos detalhes jurídicos para a realização do contrato.

Na terceirização, a empresa terceirizada é a responsável pela contratação, remuneração de seus funcionários e cumprimento das obrigações trabalhistas e previdenciárias.


O que faz uma empresa terceirizada?
O mercado da terceirização, que compreende a contratação de serviços realizados por uma empresa prestadora especializada, ganhou forma e notoriedade no Brasil quando a lei que regia o assunto se adaptou aos cenários dos últimos anos.

A lei 13.429/17, que regulamenta a terceirização, permite que qualquer função partícipe do processo interno de uma empresa possa ser terceirizada. A Câmara dos Deputados aprovou a lei em 22 de março de 2017 que, além de regulamentar a terceirização, ainda alterou a lei 6.019/74 sobre trabalho temporário.

Atividades backoffice, administrativas, financeiras e demais processos internos – sendo atividade-fim ou não – podem ser terceirizadas sem problema algum, trazendo inúmeros benefícios e vantagens.

Vale destacar que a regulamentação da lei 13.429/17 não prejudicou trabalhadores e colaboradores. Todos os direitos dos garantidos pelo regime de trabalho da CLT permaneceram inalterados:

– 13º salário
– Férias remuneradas
– Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS)
– Contribuição previdenciária

Como a terceirização é aliada das empresas?
Negócios que estão buscando processos mais ágeis optam pela desburocratização de processos e aumento de produtividade das atividades de linha de frente. Somente a parceria com empresas responsáveis pela terceirização é capaz de proporcionar estas mudanças.

A terceirização de serviços permite que as instituições estejam focadas em suas atividades-fim, delegando a gestão de processos que, muitas vezes, acabam ocupando um tempo muito precioso que poderia ser melhor aproveitado em áreas mais estratégicas para aumentar as vendas.

Ganho de produtividade nas empresas com a terceirização
O ganho de produtividade com a terceirização nas empresas é possível pela alocação de profissionais com especialização adquirida no desempenho prévio de certas funções.

Ter à disposição profissionais terceirizados ajuda na equação:

Produtividade = Quantidade de produtos ou serviços prestados / quantidade de recursos que serão utilizados!

Terceirização em empresas

Novos talentos profissionais com a terceirização

As atividades podem ser desempenhadas de forma mais rápida e com mais qualidade, trazendo para as empresas uma redução de efetivo interno e de tempo de execução, resultando em melhoria no fluxo financeiro.

Quando uma empresa terceiriza atividades, automaticamente aumenta sua produção seja no volume de produtos ou serviços produzidos, pela quantidade de recursos utilizados ou pela redução dos recursos para uma demanda de produtos ou serviços.

A terceirização pode acontecer para atividade-fim e atividade-meio?
Seja para atividades-fim ou atividades-meio, a terceirização está regulamentada para qualquer empresa, de todos os portes. Esta é uma das maiores vantagens competitivas que a lei possibilita no Brasil, uma vez que na maioria dos países não existe tal determinação e muito menos regulamentação a respeito do assunto.

O que existe em outros países é uma simples diferença entre terceirização e intermediação de mão de obra para estas ocasiões.

A Lei da Terceirização (Lei nº 13.429/2017) alinhou todas as regras de contratação de serviços especializados terceirizados por empresas prestadoras contando, inclusive, com o reconhecimento por parte do Supremo Tribunal Federal (STF) da legalidade para esta modalidade de contratação de serviços terceirizados em toda e qualquer etapas do processo produtivo das empresas.

Não há, portanto, distinção entre atividade-meio e atividade-fim. O Brasil está na vanguarda em questões de segurança jurídica aos contratos de prestação de serviços terceirizados.

Terceirização para qualquer negócio!

A solução é adotada por empresas de todo o mundo!

Terceirizando a atividade-fim
Falando apenas sobre a atividade-fim, as empresas que procuram terceirizar estas funções como estratégia para começar processos de desburocratização estão direcionando sua atenção para cargos de gestão escolhendo por terceirizar cargos associados ao produto ou serviço final.

Com a prática da terceirização da atividade-fim, as empresas podem conquistar um nível de expertise nunca vivenciado até então. Ao contratar uma solução terceirizada, a empresa está optando pela organização, eficiência, agilidade e bem-estar dentro do clima empresarial.

O foco passa a ser apenas na gestão das principais atividades, ou seja, é o fim da burocracia em processos de gerenciamento de diversas funções que servem como suporte ao negócio.

Quais são os benefícios reais da terceirização de serviços para empresas?
Com a regulamentação da lei da terceirização irrestrita para empresas brasileiras, muitas atividades-meio começaram a contar com serviços contratados por outras empresas.

O resultado desta modalidade é perceptível para gestores de recursos humanos e o bom funcionamento das atividades principalmente para:

– Alívio no setor de gestão de pessoas dos quadros internos
– Desburocratização total da gestão pessoal
– Melhora do nível de competência adquirida
– Gestão das principais atividades com mais autonomia e liberdade para manter o foco na estratégia

O gestor não precisa se preocupar com detalhes administrativos que consomem muito tempo. Ao terceirizar, todo o processo é de responsabilidade única e exclusiva da prestadora de serviços, sendo a encarregada pelo gerenciamento das equipes.

:: TERCEIRIZAÇÃO AUXILIA EMPRESAS EM PROCESSOS DE MUDANÇAS ::
:: MULTINACIONAIS JÁ TERCEIRIZAM TRABALHOS BUROCRÁTICOS :: 

Quais são os requisitos para uma empresa contratar uma terceirizada?
Basicamente, a terceirização é personalizada. Após entender qual a real motivação e conhecer a estrutura da empresa que está procurando a solução, a empresa que vai gerir a terceirização apresenta um plano de ação onde está contemplado tudo que precisa ser trabalhado.

A oficialização da terceirização acontece com a assinatura de contrato entre a empresa tomadora e a empresa terceirizada – e todas devem cumprir as exigências das leis do trabalho como registro em carteira do trabalho, jornada de trabalho, férias remuneradas, 13º salário, proteções previdenciárias e FGTS, normas de saúde e segurança do trabalho, além de acordos convenções coletivos que estiverem vigentes.

Terceirização ajuda no crescimento de empresas

A terceirização traz para empresa profissionais qualificados.

Terceirizar trabalho traz economia para empresas
Outra grande vantagem da terceirização é a economia gerada para as empresas:

1 – Manutenção do foco nas atividades principais do negócio: a terceirização libera qualquer negócio para focar em seus pontos fortes, permitindo maior concentração tarefas principais e na estratégia criada.

2 – Maior eficiência nos processos: a escolha de uma empresa para terceirizar garante a presença de especialistas em setores-chave da empresa

3 – Controle de gastos: a terceirização ajuda negócios a liberar capital para investimentos em outras áreas pontuais

4 – Vantagem competitiva: a terceirização alavanca conhecimentos e habilidades com a sua cadeia de suprimentos.