Pesquisa da Conexa, startup de saúde líder na América Latina, com gestores e profissionais de RH de 767 empresas do Brasil, revelou que a saúde mental dos trabalhadores brasileiros no ambiente de trabalho está em frangalhos. Das 1.589 pessoas pesquisadas, 87% disseram terem sidas afastadas de suas atividades por doenças que afetaram a saúde mental somente neste ano.
A ansiedade (com 51%) é o transtorno que mais afasta as pessoas do trabalho, seguido por depressão (17%), estresse (16%) e síndrome de burnout (14%). Gestores que estão sobrecarregados com diversas operações dentro da empresa podem sofrer com transtornos físicos e psicológicos, como dificuldade de concentração, insônia, irritabilidade e sensação de medo e pânico.
Grande parte destes problemas são causadas pela preocupação destes gestores com questões que ele poderia deixar nas mãos de outros especialistas., como detalha Renato Pádua, gerente comercial da CWBem:
“O estresse dos gestores se torna prejudicial quando em um ambiente de negócios cada vez mais competitivo, onde estes profissionais lidam com o excesso de tarefas e responsabilidades. Gestor sobrecarregado tende a tomar decisões precipitadas, perder o foco e a ser menos produtivo. Isso pode levar a erros, atrasos e até mesmo à perda de clientes e negócios”
Desafogando a rotina de gestores
Para Renato, a terceirização pode ajudar a reduzir o estresse do gestor e melhorar resultados da empresa. Ao terceirizar tarefas administrativas, como RH, financeiro, TI e até mesmo na linha de produção ou logística, o gestor pode se concentrar nas atividades estratégicas, que são mais importantes para o sucesso do negócio.
De acordo com Pádua, a terceirização pode simplificar a rotina de quem tem uma operação inteira para comandar ao assumir, influenciando até mesmo no clima organizacional, zelando pelo desempenho, pela entrega de resultados e pela resolução de problemas menores na gestão diária:
“A mudança libera o gestor para outras atividades e, consequentemente, vai reduzir os níveis de estresse dentro da organização. O gestor não precisará ficar dando atenção para alguns setores que consomem tempo e geram preocupações que nem deveriam ser de sua alçada”.
Mudanças que auxiliam na hierarquia
As empresas terceirizadas trazem flexibilidade na contratação de serviços para demandas que são igualmente importantes, mas que podem ser resolvidas rapidamente sem ter que passar por esferas mais altas:
“O gestor deixa de ficar preocupado com pequenas soluções, emergências rotineiras e administrativas dos pequenos problemas diários. Ao liberar o gestor para focar no que é vital, a empresa”completa Renato.