Os cinco maiores mitos sobre terceirização em empresas: quais são os benefícios reais para os negócios?

 

Você já deixou de contratar algum serviço terceirizado para o seu negócio com medo de que algo saísse errado ou, quem sabe, medo de que o resultado fosse catastrófico? Muita desinformação circula sobre a terceirização e isso é prejudicial para empresas que estão querendo melhorar seus processos e desconfiam sobre a real eficácia desta solução.

Vamos ser sinceros: a terceirização foi responsável pela geração de empregos de 25% dos trabalhadores em 2023. São dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ou seja, muitas empresas realmente adotaram a solução. A grande pergunta: se fosse ruim, como um quarto da população empregada brasileira faria parte desta realidade?

A única explicação para que uma empresa não cogite implementar soluções terceirizadas está no volume de fake news e mitos sobre esta solução.

Não há motivos para que empresários tenham medo ou restrições com a terceirização. Tanto as empresas e indústrias quanto os colaboradores conseguem obter ganhos que seriam impraticáveis no modelo de contratação nos moldes mais tradicionais.

A CWBem desvenda todos os cinco maiores mitos que gestores e empresários possam ter ouvido sobre terceirização! 

terceirização

Primeiro mito: terceirização é solução apenas para grandes empresas

Na verdade, é para grandes, médias e pequenas empresas. Dentre os mitos mais difundidos, a ideia de que a terceirização serve apenas para empresas de grande porte é o mais comum – ideia frontalmente equivocada!

As pequenas empresas ganham ao conseguir acessar recursos e serviços que não poderiam contratar internamente como os maiores players do mercado fazem. De outra maneira, seria muito difícil uma empresa que está começando no mercado ter especialistas cuidando de alguns setores.

Segundo mito: a atividade-fim não faz parte da terceirização

Outro argumento utilizado por empresas que ainda resistem à terceirização versa sobre a restrição desta modalidade não valer para atividade-fim, mas esse conceito mudou faz tempo, em 2017, com a Lei de Terceirização. Desde então, qualquer atividade pode ser terceirizada, incluindo as rotinas consideradas essenciais para o funcionamento do negócio.

Antes, havia o conceito de que apenas serviços periféricos podiam adotar a modalidade, mas hoje tudo pode receber o aporte de uma empresa terceirizada com especialistas em todos os segmentos.

Terceiro mito: a terceirização traz colaboradores ruins ou despreparados

O processo de recrutamento e seleção por parte das terceirizadas é bem avançado, com uso de tecnologia e um vasto banco de talentos com experiência em outras empresas. Se uma indústria resolver terceirizar algum processo para otimizar seu prazo, vai receber colaboradores preparados para a execução do que for contratado. Isso reduzirá custos fixos, melhorar a eficiência e garantir mobilidade quando for necessário, sem perder tempo.

Leia mais sobre esse assunto!
TERCEIRIZAÇÃO INDUSTRIAL NO BRASIL: COMO FUNCIONA?
TERCEIRIZAÇÃO É REALMENTE BOA PARA A INDÚSTRIA DO BRASIL?

terceirizaçãoQuarto mito: terceirização sai mais caro

Este é outro mito que desaparece quando se considera todos os fatores que estão envolvidos. A empresa contratante precisa, sim, pagar pela aplicação desta solução, mas, por outro lado, há economia com gastos de contratação direta e na gestão operacional.

Alguns exemplos que giram sobre a terceirização:
– encargos trabalhistas
– situações de mobilização rápida
– afastamentos por emergências médicas e de férias.

A terceirização traz economia de recursos enquanto evita problemas na gestão de recursos e benefícios.

Quinto mito: os colaboradores terceirizados não vão entender a cultura da empresa


A falta de aderência com a cultura da empresa é outro mito facilmente derrubado. Apontado como um dos principais entraves na hora de uma empresa declinar da terceirização, na prática, acontece o contrário.

Quando há o processo de seleção dos colaboradores que estarão em um projeto terceirizado, a empresa responsável por essas contratações já faz o filtro correto por pessoas alinhadas com os processos internos e a realidade da empresa que está contratando a solução.

A Engenharia de Serviços da CWBem entende quais são as soluções adequadas para cada empresa e cuida para que os colaboradores designados para o trabalho consigam entregar seus melhores esforços, respeitando os processos internos.

O processo é complexo e começa com um estudo detalhado do que precisa ser feito!

A Engenharia de Serviços aponta melhorias, descobre o que precisa acontecer e alinha o perfil dos colaboradores que estão preparados para executar as rotinas.

A terceirização é uma solução, não um problema. Seu negócio só tem a ganhar com profissionais qualificados que sabem o que precisa ser feito, tudo alinhado com a cultura da empresa.

Não permita que os mitos sobre terceirização atrapalhem seu negócio. Esta é uma oportunidade de melhorar seus ganhos, ampliar negócios e alcançar o primeiro lugar em seu mercado.

Fale com a CWBem e descubra o que mais a terceirização pode fazer pelo seu negócio!

Terceirização